Iniciação Esportiva X Especialização Precoce
A infância é uma das fases mais importantes da vida de um indivíduo. É nessa etapa que ela vivencia as descobertas, as experiências e se interessa por jogos, brincadeiras e atividades que movimentem o corpo. Por isso que é de suma importância a estimulação dessas atividades ficando atento somente a qual estágio de desenvolvimento da criança ela pertence.
Entende-se por iniciação esportiva o processo que a criança percorre entre a chegada em uma escolinha até a sua prática competitiva. Durante esse percurso, o atleta obtém orientações técnicas, treinamento progressivo, direcionamento para aprimorar suas habilidades e competências e, futuramente, aperfeiçoar os diferentes aspectos orgânicos, funcionais, técnicos e táticos até atingir o seu alto rendimento.
Todos os seres humanos estão em permanente desenvolvimento seja ele social, físico, intelectual e motor e é por isso que se faz necessário conhecer o processo no qual a criança está inserida para, a partir daí, realizar um trabalho esportivo adequado à sua faixa etária. O esporte fornece maturidade ao desenvolvimento infantil, mas, dependendo da sua aplicabilidade, o esporte pode trazer prejuízos à criança (lesões, cobrança em excesso, sobrecarga de treinos, queima de etapas). Se existir qualquer dano ao desenvolvimento integral das habilidades das crianças, passamos de iniciação esportiva para especialização precoce e é nesse momento que mora o perigo havendo necessidade de uma maior atenção e equilíbrio em relação às cobranças feitas à criança.
As atividades desportivas devem ser acompanhadas por um profissional da área que estará apto a observar, entender e trabalhar as especificidades de cada atleta fazendo com que ele consiga desenvolver as suas habilidades e explorar o melhor de seu potencial. Fiquemos atentos com nossos pequenos atletas e ao que estão fazendo com eles!
Texto: Caroline Machado – CRP:05/53311