Daniele Muniz

CRP 05/37736

Daniele Muniz é psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental com formação pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação (CPAF) e Terapeuta do Esquema formada pela Wainer Psicologia/International Society of Schema Therapy. Atua como psicóloga clínica e supervisora em consultório particular com ênfase nas Terapias Contextuais e Terapia do Esquema. Trabalhou como professora nos cursos de graduação em Psicologia da UNISUAM e do IBMR – Centro Universitário, onde também atuou como supervisora de estágio em Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia do Esporte. Atualmente é professora convidada em cursos de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Educação Física e em cursos livres de atualização profissional. É membro da Comissão de Docentes da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro (ATC-Rio). É colaboradora do Núcleo de Clínica do Conselho Regional de Psicologia. Ministra cursos, palestras e workshops pela empresa Psique em Forma, onde é proprietária.

Especialidades

Possui o título de Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com mais de quinze anos de experiência na área. Trabalhou nas categorias de base de futebol do Clube de Regatas do Flamengo, onde foi coordenadora do Serviço de Psicologia de 2012 a 2014. Atuou como psicóloga da Seleção Brasileira Junior de Nado Sincronizado entre 2009 e 2013. Trabalhou como psicóloga do Time Ágatha e Duda do vôlei de praia pelo projeto Time Brasil do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Foi responsável pela preparação mental de atletas de saltos ornamentais do Instituto Pro Brasil no Parque Aquático Maria Lenk entre 2018 e 2021. No consultório desenvolve o trabalho de preparação mental esportiva com atletas de modalidades individuais e coletivas como patinação artística, futebol, artes marciais e vôlei, bem como acompanhamento psicológico individual e psicoterapia. É sócia-fundadora e membro da diretoria da Associação dos Psicólogos do Esporte do Rio de Janeiro (ASSOPERJ). Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP). É colaboradora do Núcleo de Esportes do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

 

Tem mestrado em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) com ênfase em Psicologia Social. Possui experiência e interesse em pesquisas sobre processos sociocognitivos (Teoria das Representações Sociais), identidade social, transição de carreira esportiva, psicologia do esporte, questões de gênero e raça, saúde mental e desenvolvimento humano. Integra o grupo de especialista para elaboração da Referência Técnica para atuação de psicólogas junto aos povos quilombolas do Conselho Federal de Psicologia.

 

Publicou capítulos de livros e e-books dentre eles:  A Teoria das Representações Sociais e o Fenômeno Esportivo: uma leitura possível na obra “Psicologia e Esporte na Atualidade: reflexões necessárias”; Lidando com a falta de representatividade em ambientes predominantemente brancos em “Saúde Mental da População Preta Importa”; As pernas que travam: um relato de caso com base na Terapia do Esquema em “O que está em jogo além do jogo”